top of page

BOURBON & WHISKEY AMERICANO

STRAIGHT WHISKEY AMERICANO

​

Straight whiskey é uma bebida que foi destilada para não mais do que 80% do volume de álcool  e que foi envelhecida por pelo menos dois anos, a uma concentração de álcool a partir de não mais de 62,5%, sendo que não foi misturada com quaisquer outras bebidas destiladas, corantes ou aditivos. Um whisky puro quetambém atende uma das outras definições, é referido pela combinação do termo “straight“, com o tipo de whiskey americano. Por exemplo, um whiskey de centeio que atende a essa definição é chamado de “straight rye whiskey“.

Vários tipos de straight whiskey, envelhecidos em barris de carvalho novos, como rye whiskey, Tennessee whiskey e bourbon whiskey, são produzidos nos Estados Unidos da América. Estes whiskies americanos são feitos a partir de um mosto de grãos de milho, centeio e cevada maltada, e esse processo é muito parecido com a produção dos blends, onde são usados os alambiques de coluna (collum stills) para a otimizar o processo.

Jim Beam, um dos bourbons mais vendidos no mundo.

TIPOS DE WHISKEY AMERICANO:

​

  • Whiskey de centeio, feito a partir de um mosto que consiste em pelo menos 51% de centeio.

  • Rye whiskey de malte, feito a partir de um mosto que consiste em pelo menos 51% de centeio maltado.

  • Whiskey de malte, feita a partir de um mosto que consiste em pelo menos 51% de cevada maltada.

  • Whiskey Trigo, feita a partir de um mosto que consiste em pelo menos 51% de trigo.

  • Bourbon, feito a partir de um mosto que consiste em, pelo menos, 51% de milho.

  • Whisky de milho, feito a partir de um mosto que consiste em, pelo menos, 80% de milho.
     

Para ser rotulado como um dos tipos mencionados acima, o whisky deve ser destilado a não mais do que 80% em volume de álcool (160 proof) para garantir que o sabor do mosto original seja adequadamente mantido, e a adição de corantes, aromatizantes caramelo e aditivos é proibida. Todos estes exceto whiskey de milho deve ser envelhecidos em barris novos de carvalho tostados. Estas restrições não existem para alguns produtos de nome semelhante, em alguns outros países, como o Canadá. Whiskey de milho americano não tem de ser envelhecido – mas se é maturado – deve ser envelhecido em barris de carvalho usados. Na prática, se o whiskey de milho é envelhecido, geralmente o é  feito em barris de bourbon usados.

TENNESSEE WHISKEY E KENTUCKY BOURBON

​

Para ser considerado um Kentucky Bourbon, o destilado tem que ser produzido e maturado no estado de Kentucky, que concentra aproximadamente 95% de toda a produção de whiskey americano. Kentucky tem 5 milhões de barris envelhecendo whiskey – o número é maior que a população do Estado.

​

A mesma regra vale para o Tennessee whisky, nesse caso o destilado tem que ser produzido no Estado de Tennessee. Existem apenas quatro marcas de Tennessee whiskey que atualmente são engarrafados –. Jack Daniel, George Dickel, Benjamin Prichard e Collier e McKeel. Três das quatro marcas de Tennessee whiskey atualmente usam um processo de produção que envolve um estágio de filtragem em que o whiskey é filtrado através de uma espessa camada de carvão de bordo (maple) antes de ser colocado em tonéis para a maturação, o que adiciona um sabor mais doce e encorpado ao Tennessee whiskey.

NOTAS:
​
  • Ao se referir a qualquer whiskeys americanos – observe o ‘e’.

  • Normalmente é destilado em um alambique collum still e então um alambique pot still.

  • Sempre amadurecido em barris de carvalho frescos (exceto whiskey de milho) que são tostados para adicionar mais sabor ao whiskey.

  • Legalmente, o Bourbon deve ser amadurecido por um mínimo de 2 anos, mas se tiverem menos de 4 anos de idade isso deve ser indicado no rótulo.

Jack Daniel’s, Tennessee Whiskey.

bottom of page