top of page
WHISKY AUSTRALIANO
​
WHISKY INDIANO
WHISKIES EM OUTROS PAÍSES:
ALEMANHA
DINAMARCA
FINLÂNDIA
INGLATERRA
SUÉCIA

Lark, single malt australiano (Foto: herballoreliqueurs.com)

A maior concentração de destilarias de whisky da Austrália está na Tasmânia. As destilarias da Tasmânia são altamente consideradas, e são mais conhecidas em outras partes do mundo do que em seu próprio país. São todos pequenos produtores, e eles se concentram em estabelecer-se ainda mais nesse mercado “artesanal”, em vez de produção em massa.

Em 2014, haviam nove destilarias na Tasmânia, com mais três em construção que devem ser inauguradas em 2015. As destilarias australianas mais conhecidas são Lark, Sullivans Cove, Nant e Overeem. Lark, que foi fundada em 1992, é a mais antiga destilaria no estado. Junto com outras destilarias como Sullivans Cove, Hellyers Road, Belgrove, Redlands e William McHenry, ela forma a “trilha do whisky” no sul do país dos cangurus.

​

A maioria das destilarias da Tasmânia usa malte obtido de uma das cervejarias locais, como a Cascade, a cervejaria mais antiga operando continuamente na Austrália, ou de mais recentes cervejeiros artesanais. O malte obtido das cervejarias reduz o rendimento, em termos de produção e lucro, porém adiciona combinações de sabor ao whisky australiano. Combinado com água pura, ar puro, fermento e turfa das Highlands escocesas, os maltes da Tasmânia se somam à reputação do Estado de produzir produtos  de alta qualidade, especialmente alimentos e bebidas.

​

Em 2014, o whisky da Sullivan Cove, maturado em carvalho francês, recebeu o Prêmio World Whiskies Awards como melhor whisky de malte do mundo. Foi a primeira vez que uma destilaria fora da Escócia ou do Japão ganhou o prêmio.

Outras destilarias de whisky australiano sao a Great Southern Distilling Company, que produz o Limeburners Single Malt em Albany, no oeste da Australia; Starward em Essendon, um subúrbio de Melbourne; e Timboon Railway Shed Distillery em Timboon, no Sudoeste de Victoria.

WHISKY GALÊS

Apesar da destilação de whisky no País de Gales ter começado na Idade Média, não haviam destilarias operando comercialmente durante o século XX. A ascensão de movimento para a diminuição do consumo de álcool no país no século XVIX viu o declínio da produção comercial de bebidas alcoólicas e em 1894 a produção de whisky galês cessou. No entanto, recentemente tem havido um ressurgimento de whisky galês.

​

Esse renascimento de começou na década de 1990. Inicialmente um whisky chamado “Prince of Wales” foi vendido como whisky galês, mas na verdade a bebida era um blended scotch engarrafado no País de Gales. Uma ação judicial por destiladores escoceses tirou o whisky do mercado. Em 2000, a destilaria Penderyn iniciou a produção de Penderyn Single Malt. As primeiras garrafas foram colocados à venda no dia primeiro de março de 2004, dia de São David, padroeiro do País de Gales, e agora é vendido em todo o mundo.

 

A Penderyn está localizada no Parque Nacional de Brecon Beacons e é considerada a menor destilaria do mundo.

Bebidas alcoólicas destiladas que são rotulados como whisky na Índia são geralmente misturas com base em álcool neutro, que são destiladas de fermento e melaço, com apenas uma pequena parcela constituída de whisky de malte tradicional, normalmente cerca de 10 a 12%. Fora da Índia, provavelmente a tal bebida seria rotulada como rum. De acordo com o relatório anual da Scotch Whisky Association em 2013, ao contrário da União Europeia (UE), “não há uma definição obrigatória de whisky na Índia, e o padrão voluntário indiano não requer que o whisky seja destilado de cereais ou amadurecido.

Poucos whiskies indianos qualificam-se como whisky na União Europeia devido à utilização de melaço ou álcool neutro, da maturação limitada (se houver) e a utilização de aromas artificiais. Esses destilados são consideravelmente mais barato para produzir do que o tradicional whisky. 

 

Noventa por cento do whisky consumido na Índia é baseado no melaço, embora whisky totalmente destilado a partir de malte e outros grãos, também seja fabricado e vendido.

A produção de whisky alemão é um fenômeno relativamente recente, sendo que só começou nos últimos 30 anos. Os estilos produzidos assemelham-se aos feitos na Irlanda, Escócia e Estados Unidos: single malts, blends, trigo e estilos de bourbon. Não há ortografia padrão, sendo assim possível encontrar destilarias utilizando tanto  “whisky” como “whiskey”. Em 2008, haviam 23 destilarias produzindo whisky na Alemanha.

​

Algumas da destilarias alemãs mais famosas são: Schlitzer Destillerie, Blackwood, Blaue Maus, Hammerschmiede, Bayerwald-Bärwurzerei, Höhler, Black Forest, Rabel Berghof e Slyrs.

Dinamarca começou a produzir whisky no início do século 21. O primeiro single malt dinamarquês a venda foi o Lille Gadegård de Bornholm, em 2005. Lille Gadegård é uma adega, e bem como, usa seus próprios barris de vinho para amadurecer whisky.

​

O segundo whisky de malte dinamarquês lançado no mercado foi a edição No.1 da Microcervejaria e Destilaria Braunstein. Ele foi destilado em 2007 usando a água do lençol de gelo da Gronelândia, e entrou no mercado em Março de 2010.

Há duas destilarias em produção na Finlândia e uma terceira está em construção. Vendas de whisky no varejo na Finlândia são controlados pelo Estado (Alko) e a propaganda de bebidas alcoólicas fortes é proibida.

​

O inicio da producao de whisky finlandês ocorreu entre 1981-2000 na destilaria de álcool Koskenkorva em Ilmajoki,  e executado pelo monopólio do álcool estatal Alko (mais tarde Primalco, agora Altia). Depois de anos de pesquisa e testes, a primeira marca a se introduzir nas lojas de bebidas finlandês foi chamada de Alko Whisky. Logo apos, a Alko introduziu o Viski 88 (mais tarde chamado Double 88), que tornou-se o whisky mais vendido na Finlândia e permaneceu em produção até o ano de 2000. Whiskies de 10 anos de idade foram vendidos a partir de 1991 até que a empresa interrompeu toda a sua produção de whisky em 2000.

 

A segunda leva de whisky finlandês ocorreu em novembro de 2001, na Panimoravintola Beer Hunter, na cidade de Pori. Atualmente existem duas destilarias operacionais na Finlândia. No entanto, há também uma série de projetos para trazer muitos mais destilarias de malte no futuro.

Whisky começou a ser produzido na Suécia em 1955, pela extinta marca de whiskies Skeppets. A sua última garrafa foi vendida em 1971.

 

Em 1999, a Mackmyra Whisky foi fundada e é hoje a maior produtora, tendo ganhado vários prêmios, incluindo Whisky Europeu do Ano em 2011, Whisky Bible de Jim Murray e o International Wine & Spirits Competition (IWSC) em 2012, na categoria de Destiladores Europeus do ano.

Atualmente, existem três destilarias produtoras de whisky Inglês. Apesar de a Inglaterra não ser muito conhecida por fazer whisky, anteriormente haviam destiladores que operavam em Londres, Liverpool e Bristol.

​

A Inglaterra assim como a Escócia, tem uma história de produção de Single Malt Whisky.  No entanto, a produção de single malt Inglês cessou por volta de 1905 com o fechamento da Lea Vale Distillery pela Distillers Company Limited, um dos precursores da Diageo.

Em 1887, no livro The Whisky Distilleries of the United Kingdom por Alfred Barnard, as seguintes destilarias inglês foram listadas:

​

  • Lea Vale Distillery, Stratford, Londres (fundada no final do século 19) – produzido tanto whiskies de grãos e malte.

  • Bank Hall Distillery (Liverpool) – whiskies de grãos e malte.

  • Bristol Distillery (fundada no século 17) – produzindo whisky de grão enviado para a Escócia e Irlanda para fazer  Scotch Blended / Whisky Irlandês.

  • Vauxhall Distillery em Liverpool (fundada em 1781) – produzindo whisky de grão.


Em 2003, a St. Austell Brewery & Healey Cyder Farm anunciou a primeira produção de um whisky de malte “Cornish” em 300 anos. Embora não exista evidência substancial de que whisky nunca foi produzido em Cornwall, foi o primeiro whisky comercial a ser produzido na Inglaterra em quase um século. A parceria lançou um whisky de sete anos de idade em setembro de 2011.

A English Whisky Co. Ltd, fundada pelo fazendeiro James Nelstrop em 2006, iniciou a produção e lançou um produto de três anos de idade, em 2009. Este lançamento foi seguido por garrafas numeradas em “capítulos” sequenciais, com o teor alcoólico variado por perfis de volume e sabor.

​

A Adams Brewery em outubro de 2010 começou a produção de vodka e gin, mas em 2011 começou a estabelecer estoque de novo destilado para ser envelhecido e tornar-se Single Malt Whisky.

(Foto: telegraph.co.uk)

(Foto: whiskyinformative.com)

Single Malt Galês. (foto: glassandbottle.wordpress.com)

bottom of page