top of page
Definição de Single Malt Scotch Whisky:
​

Whisky Escocês destilado em  uma única destilaria, a partir de água e cevada maltada, sem a adição de quaisquer outros cereais, e por lote de destilação em alambiques. Em adição, o Single Malt Scotch Whisky só pode ser engarrafado na Escócia.

Regras e legislações do Scotch (Single Malt, Vatted ou Blended):

​

A Lei Scotch Whisky 1988 e The Scotch Whisky Order 1990 definem Scotch Whisky na legislação britânica. Nos termos da legislação, Scotch whisky significa:

​

(a) que tenha sido produzido em uma destilaria na Escócia a partir de água e cevada maltada (à qual podem ser adicionados apenas grãos inteiros de outros cereais) todos os quais foram:

​

(I) tratados naquela destilaria em um mash tun (Tonel de Maceração);

(II) conversão de um substrato fermentado apenas por sistemas de enzimas endógenas; e

(III) apenas fermentado pela adição de levedura;

​

(b) que foi destilado a um teor alcoólico em volume inferior a 94,8%, de modo que o destilado tenha um aroma e um sabor provenientes das matérias-primas utilizadas,;

​

(c), amadurecido em regime de entreposto fiscal, na Escócia, em barris de carvalho de capacidade não superior a 700 litros e com período de maturação que não pode ser inferior a três anos;

​

(d) que mantém a cor, aroma e sabor provenientes das matérias-primas utilizadas, e o método para sua produção e maturação, e ao qual nenhum outro ingrediente mais do que a água e o colorante caramelo foi adicionado.

​

Mas o que realmente significa Single Malt Whisky ?

​

Normalmente, os single malts estão tipicamente associados à Escócia e aos Scotch Whiskies, apesar de serem produzidos por vários outros países.

Basicamente, esse whisky é 100% destilado de cevada, que passou por um processo de maltagem e que de maneira controlada foi induzida à germinação. A outra particularidade é que um Single Malt é elaborado a partir de whiskies de malte de uma única destilaria, porém muitas vezes de diferentes idades. Ou seja, ao optar por essa categoria, não significa que você irá beber whisky de um único ano, mas sim estará bebendo whisky de malte de uma única origem. Se um whisky tem a idade de 10 anos, isso significa que o whisky mais novo daquela mistura foi envelhecido por pelo menos 10 anos. Muitas vezes, um single malt será a mistura de 10, 12, 16 ou mais anos de idade. Nesses casos, produtos mais antigos são usados para dar um caráter mais sofisticado a esse whisky mais jovem.

Para ser considerado um bom single malt, é preciso que o whisky seja consistente, aromático e tenha características marcantes. No seu processo de maturação, o whisky deve ser envelhecido durante pelo menos três anos em cascos de carvalho, com capacidade máxima de 700 litros.

​​

A maioria das destilarias de whiskies de malta estão localizadas na Escócia, em grande parte  na região de Speyside (nordeste), mas também nas regiões das Highlands (Terras altas), Lowlands (Terras baixas) e nas ilhas da costa oeste, como a ilha de Islay. Cada região apresenta um estilo muito próprio e distintivo na produção dos single malts, e apesar de não existirem dois maltes iguais, mesmo que duas destilarias sigam o mesmo processo, é possível determinar e diferenciar em qual das regiões o whisky foi produzido. O single malt tem um sabor intenso e completo, e é melhor degustado puro, em temperatura ambiente.

​

Entre os single malts mais conhecidos do mercado podemos citar: The Glenlivet, Glenfiddich, Macallan, Glenmorangie, Glenfarclas, Aberlour, entre outros.

​

Quer saber mais sobre os single malts? - Single Malt - Produção

SINGLE MALT

Single Malt da Scotch Malt Whisky Society (foto: Dean Marinello)

bottom of page