6 FATOS QUE EU (NÃO) SABIA SOBRE WHISKY. (PARTE 2)
- Danilo Cembrero
- Apr 26, 2015
- 2 min read
1 – PORQUE O IRISH WHISKEY (WHISKY IRLANDÊS) É SOLETRADO COM A LETRA “E”?
É apenas uma mudança na forma de soletrar/escrever, assim como acontece as vezes com o Português de Portugal e o Português do Brasil. Sendo a língua inglesa um idioma falado em diversas partes do mundo, a diferença também é usada para diferenciar o Whiskey Irlandês do Whisky Escocês.
2 – É PERMITIDO VENDER WHISKY ANTES DE 3 ANOS DE ENVELHECIMENTO BARRIL?
Não. Pelas leis vigentes, um produto não é qualificado como Scotch Whisky a não ser que tenha sido envelhecido por um mínimo de 3 anos em barris de carvalho.
3 – QUANTAS MARCAS DE SCOTCH WHISKY EXISTEM?
Assim como o número de destilarias, existem por volta de cem renomadas marcas de whisky na Escócia. Se falarmos em números pelo mundo, provavelmente trezentas ou mais, sem contar nos whiskies que são vendidos pelo barril para pessoas físicas e outras organizações.
4 – QUAL A MELHOR TEMPERATURA PARA TOMAR WHISKY?
Não existem regras quanto ao modo de beber seu whisky. Entre os escoceses, o normal seria temperatura ambiente.
5 – QUAL O TEOR ALCOÓLICO DO WHISKY VENDIDO NA ESCÓCIA E EM OUTROS PAÍSES?
A maioria dos whiskies vendidos em lojas terão o teor alcoólico de aproximadamente 40%, como no Brasil. Já em alguns países como os Estados Unidos, o teor alcoólico é de 43%, por questões de exportação e de mercado. Geralmente, o mesmo acontece com o conhaque, gim e o rum.
6 – PORQUE O WHISKY É TÃO CARO NO BRASIL?
A resposta esta na carga tributária, e nos custos de logística para o whisky importado chegar ao Brasil. As taxas de importação brasileiras, que chegam a ser mais de 60% no produto final, fazem com que o whisky, um produto premium ao redor do mundo, especialmente os Single Malt, serem quase que inacessíveis para muitos brasileiros por conta do alto preço, ainda que esteja engatinhando no mercado tupiniquim nos últimos anos.

Bill Murray brindando após ler as dicas do Mr. Whisky.
Ainda não viu 6 fatos parte 1? Leia aqui.
Comments