WHISKY ESCOCÊS E OUTRAS BEBIDAS
- Danilo Cembrero
- Oct 3, 2015
- 7 min read
Quase sempre nas degustações que participo, alguém me pergunta qual é a diferença entre o whisky e outras bebidas como a vodka, o vinho e até mesmo a cerveja. Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo para destacar as diferenças entre o whisky escocês e algumas das bebidas mais consumidas nos bares e restaurantes do mundo.
Abaixo você encontrará uma lista com as características mais importantes das principais bebidas:
CACHAÇA

A água que o passarinho não bebe. (foto: static.soundsandcolours.com)
Cachaça é uma bebida destilada do caldo da cana. Também conhecida como aguardente, pinga e caninha, é a bebida alcoólica destilada mais popular no Brasil. Fora do Brasil, a cachaça é degustada quase que exclusivamente como ingrediente em bebidas tropicais, com a caipirinha sendo o coquetel mais famoso.
A cachaça, assim como o rum, tem duas variedades que são as não envelhecidas (brancas) e envelhecidas (ouro). A principal diferença entre cachaça e rum é que a bebida caribenha é normalmente feita a partir do melaço, que é um subproduto das refinarias que destilam o suco de cana-de-açúcar cristal enquanto a cachaça é feita a partir de caldo de cana fresco que é fermentado e destilado.
Cachaça branca é normalmente engarrafada imediatamente após a destilação e tende a ser mais barata. Já a cachaça ouro, geralmente vista como uma variedade “premium”, é envelhecida em barris de madeira e é mais corretamente degustada pura. É geralmente envelhecida por até 3 anos, embora algumas cachaças “ultra premium” sejam envelhecidas por até 15 anos.
Trazida pelos portugueses ao Brasil, era inicialmente conhecida como aguardente da terra, aguardente de cana só mais tarde se tornando cachaça.
TEQUILA E MESCAL (MEZCAL)

(Foto: amazonaws.com)
Tequila é uma bebida destilada feita a partir da planta agave-azul. Tequila é um tipo de Mezcal, porém difere ligeiramente pelo método de produção, utilizando somente plantas de agave-azuis. Também difere pela sua especificidade regional, já que as leis mexicanas afirmam que tequila só pode ser produzida no estado de Jalisco e em alguns municípios dos estados de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas.
Já o mescal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais rústica, sendo normalmente destilada apenas uma vez, contra duas ou até mesmo três da tequila. Mescal é produzido nos estados mexicanos de Oaxaca, Guerrero, Zacatecas, Durango, San Luis de Potosí.
Os tipos de tequila encontrados são Branca/Prata, imediatamente engarrafados ou envelhecidas em barris de carvalho por até 2 meses; Reposado que é engarrafada após dois meses mas menos de um ano de maturação; Joven, uma mistura de Prata e Reposado; Añejo, envelhecida por no mínimo um ano; Finalmente Añejo Extra, envelhecida por pelo menos 3 anos.
CONHAQUE (BRANDY/COGNAC)

O cognac Martell.
É uma bebida produzida a partir da destilação de vinho, e geralmente contém cerca de 40% de graduação alcoólica.
O termo Brandy vem da palavra holandesa Brandewijn – que significa vinho queimado.
Cognac é um tipo de destilado que só pode ser feita a partir de vinhos produzidos em regiões de cultivodesignadas no oeste da França e deve ser amadurecido durante pelo menos 2 anos e meio.
A idade em uma garrafa de cognac representa o destilado mais jovem que entra na mistura; Vale ressaltar que a sigla V.S.O.P. – Very Superior Old Pale – aparece no rótulo se o cognac mais novo tiver envelhecido entre 4 ½ e 6 ½ anos.
BOURBON (AMERICAN WHISKEY)

Os alambiques tipo pot still da destilaria Woodford Reserve em Kentucky.
O Whiskey Americano é feito a partir de um mínimo de 51% de milho e o restante usando centeio e/oucevada maltada. Como exemplos podemos citar o Jim Beam, Makers Mark e Wild Turkey.
Bourbon é uma área muito pequena em Kentucky, onde a bebida foi originalmente produzida. Entretanto, desde 1964, a lei americana afirma que o bourbon pode ser produzido em qualquer lugar dos EUA.
A destilação do bourbon geralmente ocorre em um alambique collum still e depois em um pot still. Porém, existem exceções, onde serão utilizados apenas os alambiques collum stills. Já a destilaria Woodford Reserve (foto acima), opera com a destilação tripla em alambiques pot still, produzindo um bourbon mais leve e delicado.
O destilado é sempre amadurecido em barricas de carvalho fresco, que são queimadas para produzir mais sabor, como notas de mel e baunilha.
Whiskey de centeio é feito da mesma maneira que o bourbon, porém utilizando 51% de centeio em vez de 51% de milho. É valido destacar que os whiskies de centeio tendem a ter características mais picantes no paladar, como notas de canela e noz-moscada.
O Tennessee Whiskey é feito da mesma maneira que o bourbon, porém passa por um processo chamado de Charcoal Mellow antes do envelhecimento. Esta etapa que acontece geralmente depois da destilação do álcool, também é conhecida como o Processo de Lincoln County. Ele acontece para que o destilado seja filtrado, por meio de um leito de carvão vegetal, removendo assim algumas de suas impurezas.
Legalmente, o bourbon deve ser amadurecido por no mínimo 2 anos, mas se tiver menos de 4 anos de idade isso também deve ser indicado no rótulo.
WHISKY ESCOCÊS SINGLE MALT

Soletrada sem a letra E na palavra Whisky.
Envelhecido por no mínimo três anos em barris de carvalho.
Produzido utilizando 100% de cevada maltada.
Deve ser produzido e envelhecido na Escócia.
Destilada duas vezes em alambiques de cobre (pot still) – ocasionalmente 3 vezes.
WHISKY JAPONÊS

(Foto: ei.marketwatch.com)
O whisky japonês surgiu na década de 1920 e não há dúvidas de que os escoceses inspiraram o whisky japonês. De fato, foram em instituições acadêmicas escocesas que os primeiros produtores de whisky do Japão estudaram, aprendendo todas as técnicas de produção do scotch.
A maioria dos blends japoneses utiliza alguma quantidade de whisky single malt escocês em sua composição. O idade desse whisky escocês é muitas vezes superior à 5 anos.
Legalmente, o whisky japonês não tem período mínimo de envelhecimento.
WHISKY IRLANDÊS

A grafia do whiskey é uma das primeiras diferenças notáveis entre o Whiskey Irlandês e o Whisky Escocês.
O whiskey irlandês usa pouca ou nenhuma turfa, e por isso, normalmente, não tem o sabor defumado encontrado em muitos whiskies escoceses.
O whiskey irlandês pode conter um destilado de cevada maltada, um destilado de cevada não maltada e uma quantidade de destilados de cereais.
O whisky irlandês é destilado 3 vezes.
Assim como o scotch, o whiskey irlandês deve ser envelhecido por no mínimo três anos.
A destilaria Bushmills produz o mais conhecido whiskey single malt da Irlanda do Norte, e afirma ser a destilaria mais antiga do mundo, sendo fundada em 1608 e registrada em 1784.
CERVEJA

Guinness, a mais conhecida das dry stout irlandesas.
A cerveja pode ter muitos estilos diferentes, tais como Lager, Stout e Ale, para citar apenas alguns. Todos esses tipos podem ser feitos em todo o mundo, e embora possa haver variações regionais, todos eles seguem os mesmos princípios básicos.
Cerveja pode ser feita a partir de qualquer cereal, tais como a cevada maltada, arroz, trigo ou milho. Xarope de açúcar também é utilizado na produção de muitas cervejas, especialmente entre as marcas mais comerciais.
Depois do cereal passar pelo processo de fervura e whirpool, os mostos são cozidos com lúpulo (Lúpulo é uma uma planta com flores conhecidas como Humulus Lupulus que dão cerveja seu sabor amargo característico).
Muitas cervejarias utilizam a sua própria estirpe de levedura (fermento), que é muito importante para o sabor da cerveja.
Cervejas normalmente passam por uma fermentação secundária, um “condicionamento”, seja nos tanques de fermentação, nos barris ou na até mesmo na garrafa.
VINHO

Assim como a cerveja, o vinho pode ser feita em qualquer parte do mundo.
A maioria dos vinhos são feitos a partir de uvas, embora outras frutas e plantas podem ser utilizadas, tais como ameixas, jabuticabas e alecrim.
Vinhos brancos são muitas vezes feitos a partir de uvas vermelhas mas que tiveram suas peles retiradas antes de serem esmagadas. O suco obtido das uvas esmagadas é então fermentado para a criação de álcool a partir do açúcar.
Muitos vinhos são envelhecidos em tonéis ou barris antes de serem engarrafados e ao contrário do whisky escocês, o vinho continua a amadurecer na garrafa.
VINHO DO PORTO E MADEIRA

O vinho do porto é produzido em Portugal e tem suas etapas iniciais de produção como qualquer outro vinho. O que o torna diferente é o fato de que no meio caminho, através do processo de fermentação, uma quantidade de álcool neutro é adicionado ao vinho (muitas vezes um claro destilado de uva chamado de aguardente, assim como a cachaça). Isto aumenta o teor alcoólico para cerca de 20% e interrompe o processo de fermentação antes de todo o açúcar nas uvas ser convertido em álcool, resultando em um vinho fortificado.
Madeira é um vinho fortificado similar em estilo ao vinho xerez ou vinho do Porto. É produzido na ilha da Madeira, que está fora da costa de Espanha e Portugal.
XEREZ (SHERRY)

O Xerez teve a sua época de ouro no início do século passado. (foto: marbellaentertainments.com)
Xerez é um vinho fortificado e amadurecido, produzido a partir de uvas do triângulo geográfico de Jerez, no sul de Espanha. A fortificação é a adição de álcool ao parcialmente fermentado ou totalmente fermentado do vinho, assim como o Vinho do Porto.
VODKA

A tradicional Vodka Russa era feita utilizando batatas, que eram fermentadas a partir de seu mosto, e então destiladas. No entanto, agora é mais comum que seja produzida a partir de cereais, tais como trigo e milho, e é feita em todo o mundo (não somente na Rússia).
Muitas vezes o destilado é produzido em uma destilaria de whisky de cereais, com o processo ligeiramente modificado utilizando um Coffey still.
O destilado também passa sobre um leito de carvão vegetal, para que seja filtrado, e então reduzido em volume alcoólico para ser engarrafado.
GIM (GIN)

Para produzir gim, um destilado neutro como o utilizado para vodka é necessário. Para isso também serão utilizados cereais como trigo e milho. É então bi-destilado em um alambique de gim, usando também especiarias (como zimbro, bagas, canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentro, pimenta da jamaica, raiz de alcaçuz e pimenta do reino) para infusão de sabores e características próprias.
RUM

O destilado favorito dos piratas.
Assim como a cachaça, o rum é um destilado produzido a partir de produtos da cana de açúcar, que são então fermentados e destilados – mais comumente melaço.
O destilado é incolor no começo, e é conhecido como rum branco, ou de rum de luz. Como exemplo podemos citar o Bacardi. A cor de um rum escuro é adquirida por meio da adição de colorante caramelo,seguido de envelhecimento em tonéis ou barris.
A bebida é produzida principalmente em ilhas caribenhas, como Jamaica, Cuba, Martinica e Trinidad.
SCHNAPPS
Este é o termo genérico para uma saborosa bebida alcoólica feita a partir de grãos ou de batata e então aromatizada com várias especiarias ou frutas como maçã, canela, baunilha ou pêssego.
Dinamarca e Alemanha são os principais produtores de schnapps.
GRAPPA

Mamma Mia!
Produzida principalmente na Itália e na Áustria, a Grappa é feita utilizando o bagaço fermentado que sobra da extração do vinho, que é então destilado. Esse bagaço é a polpa não-líquida da uva, ou seja, as cascas.
Commentaires