top of page

25 DE JANEIRO, POESIA E WHISKY.

Hoje, dia 25 de Janeiro, é celebrado na Escócia a Burns Night ou Burns Supper (Noite de Burns ou Ceia de Burns). Essa é uma celebração da vida e obra do poeta Robert Burns, autor de obras em dialeto escocês, como a famosa canção "Auld Lang Syne ". Este jantar é normalmente realizada no dia de hoje por conta do aniversário do poeta, embora isso pode ser feito em qualquer época do ano. As noites de Burns são especialmente comuns na Escócia, mas também podem ser celebradas onde quer que haja uma sociedade escocesa, amantes da poesia de Robert Burns ou aficionados em whisky.

O primeiro jantar deste tipo foi celebrado por amigos do poeta em Ayrshire, Escócia, no final do século XVIII, para comemorar a sua morte em 21 de julho e permaneceram desde então como uma tradição. Estes jantares podem ser formais ou informais, mas sempre devem ser divertidos. As características originais comuns a todas as ceias são o haggis, prato tipicamente escocês, talvez um poema ou dois e claro, whisky!

Quem foi Robert Burns?

Rabbie Burns

Robert Burns ou Rabbie Burns (1759-1796), é conhecido por seus poemas e canções que refletem a herança cultural da Escócia. Ele nasceu em Ayrshire, na Escócia, primogênito dos sete filhos de um fazendeiro. Burns teve pouca educação formal, mas era amante da literatura inglesa e absorvia as tradicionais canções folclóricas e contos do seu ambiente rural, em sua maioria no dialeto escocês. Ele começou a compor canções em 1774 e publicou seu primeiro livro, Poems, principalmente no dialeto Escocês, em 1786. O trabalho foi um sucesso de crítica, e os seus poemas, tanto em dialeto Escocês como em Inglês, sobre diversos temas, sedimentaram o enorme encanto por Burns. Ao mesmo tempo em que construía sua reputação literária, ele trabalhava como fazendeiro e em 1788, ele foi nomeado fiscal de imposto de consumo em Ellisland. Ele passou os últimos 12 anos de sua vida coletando e editando canções folclóricas escocesas.

Burns contribuiu com centenas de canções escocesas, muitas vezes reescrevendo as letras tradicionais e adaptando-as em músicas novas ou revisadas. Seus trabalhos foram amplamente distribuídos em folhetos por toda a Escócia. Estes folhetos de oito páginas, pequenos e baratos, eram, muitas vezes ilustrados com xilogravuras e impressos em papel grosseiro. Os folhetos eram uma forma popular de diversão no século XVIII e início do século XIX, e o modo principal pelo qual as pessoas comuns aprendiam, com canções e poesias. Estes folhetos eram distribuídos por vendedores ambulantes, que vendiam livros nos mercados e de porta em porta nas zonas rurais.

A historia de Robert Burns. Legenda disponivel em CC. (Video: scotland.org)

O amor à natureza e às tradições de sua terra natal, aliadas às dificuldades econômicas que enfrentou na adolescência, motivaram sua rebelião contra as condições sociais da época, expressadas com vigor em sua obra, esta que também refletia a sua vida boêmia. Tendo saúde fraca, sofreu um ataque de febre reumática em 1795 e morreu no ano seguinte, com apenas 36 anos, em Dumfries, Escócia.

Quando e por que a Burns Night começou?

Burns Night começou a ser comemorada pouco depois da morte do poeta, quando seus amigos celebraram sua vida e carreira em Ayrshire, na Escócia, no final de 1700, em de julho, data de sua morte. Desde então a data foi alterada para o dia do seu nascimento, com celebrações pela Escócia, algumas áreas no Reino Unido e diferentes partes do mundo.

Ghillie dhu Burns Night (foto: edinburghtourist.co.uk)

Quando é celebrada a Burns Night?

A noite de Burns é tradicionalmente celebrada em 25 de janeiro. Seu trabalho mais popular, Auld Lang Syne, é cantado em celebrações de Ano Novo na Escócia, em partes do Reino Unido e outros lugares ao redor do mundo, cada vez que o relógio bate meia-noite. E como não poderia deixar de ser, no dia 25 de Janeiro, durante Burns Supper.

O que é servido na Burns Night?

A maioria das pessoas celebra a noite com uma ceia que inclui alguns pratos da culinária escocesa e muitos discursos. A festa normalmente inclui como prato principal o haggis, um tipo de linguiça preparada no estômago de uma ovelha, e que contém cebola picada, aveia, carne de cordeiro, muita pimenta do reino e sal, tudo refogado no caldo de carne. Também acompanham o prato principal purê de batatas e de nabos. E como não poderia faltar, whisky escocês!

https://www.youtube.com/watch?v=qMxIBqpryG0#t=10

(Foto: media.npr.org)

Para a sobremesa, muitos pessoas recorrem aos livros de receitas escocesas e servem o tradicional Cranachan (uma mistura de chantilly, whisky, mel e framboesas frescas com aveia torrada), seguida por biscoitos de aveia e tábua de queijos. Nos jantares mais tradicionais e formais, também é comum a refeição ser apresentada com a tradicional gaita-de-foles escocesa sendo tocada.

Como funciona a celebração?

Os poemas e músicas de Burns são sinônimos de festividades nessa data. A noite começa tradicionalmente com a chegada dos convidados e um discurso de boas vindas por parte do anfitrião. Em seguida, a bênção da mesa, usando o poema Selkirk Grace de Robert Burns. O prato de entrada é então servido, geralmente sopa de batatas e alho poró ou o caldo escocês. Nos jantares mais formais, um tocador de gaita-de-foles comecará a tocar e então o haggis é então apresentado em meio a trilha sonora escocesa. O anfitrião então declama o Adress to a Haggis (Discurso à Haggis), também de autoria do poeta. Enquanto recita, ele "esculpe" o haggis, cortando a iguaria como parte do discurso. Se feito corretamente, esta parte da cerimônia é o ponto alto da noite. Após o poema, o prato principal: haggis, acompanhado de purê de batatas e purê de nabos, e claro, Scotch, para serem apreciados pelos convidados.

(Foto: theindependent.co.uk)

E as celebrações da noite de Burns não param por ai. A Memória Imortal, um breve discurso lembrando-se de alguns aspectos da vida de Burns ou de suas poesias, é recitado e seguido de um brinde as Lassies - brinde as damas, oferecido por um convidado do sexo masculino. Logo após é a vez da resposta aos Laddies - a chance das mulheres para responder com um brinde aos cavalheiros. São então cantaroladas músicas de Burns ou recitados mais alguns de seus poemas.

Fechando a noite, o anfitrião chama um dos convidados para dar o voto de agradecimento e após esse discurso, todos se levantam para cantar, de mãos dadas,. A canção escolhida é Auld Lang Syne, um poema de autoria desconhecida mas que se tornou uma famosa canção pelas mãos de Robert Burns, sendo entoado a plenos pulmões por todos os convidados.

Dougie Maclean - Auld Lang Syne

Em destaque
Artigos recentes
Tags
Siga o Mr. Whisky
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page