O COPO FAZ A DIFERENÇA?
- Danilo Cembrero
- May 21, 2016
- 3 min read
Com o crescimento do mercado de whiskies em todo o mundo, um negócio que vem crescendo muito é o de artigos de vidro para whisky. Em lojas especializadas e online estão disponíveis diferentes designs e tamanhos, que vão desde os copos à moda antiga (tumbler), de base grossa e com ampla circunferência, aos tipos Glencairn e outras tantas taças e jarras com estilos mais sofisticados. Fica a dúvida sobre a importância do copo na arte de apreciar o Scotch, será que isso faz a diferença?
Pessoalmente acredito que para os entusiastas de um bom whisky, a aquisição de copos próprios ajudam na degustação sim, porém isso não quer dizer que o copo vá transformar o sabores da sua bebida. Primeiramente, ter um copo especial completa a experiência, especialmente quando os custos não são tão altos se compararmos ao próprio whisky. É como ter uma Ferrari e reclamar do custo da gasolina. Além disso, ter um copo próprio para o seu Scotch irá elevar a experiência a algo que é mais do que especial, um verdadeiro momento de prazer e degustação.

Jarra e copo comumente usados em degustações na Escócia. (Foto: pixabay.com)
Usar um copo próprio para whisky é dar à bebida o devido respeito. O elixir amadureceu em um barril e foi envelhecido durante anos. Você pode imaginar aquele whisky esperando 10 anos para ser finalmente degustado? Ou até mesmo 12 ou 18 anos?
Também acredito que o copo que você usa tem um importante impacto psicológico quando se bebe o whisky, mesmo que isso não mude quaisquer características discerníveis sobre a bebida. É como comer comida japonesa com pauzinhos (hashi/chopsticks) ao invés de garfo e faca.

Tumbler, o mais famoso copo de whisky. (Foto: pixabay.com)
Comumente encontrados em lojas e supermercados e conhecidos na gringa como tumblers, esses são copos que apesar de serem próprios para a degustação de whisky não permitem que os aromas cheguem ao nariz de maneira adequada. O seu formato mais aberto impede que os nervos olfativos interpretem os aromas sutis inerentes ao whisky. Na minha opinião, são copos para quem bebe whisky com gelo (especialmente se tratando de bourbon ou whiskey americano) ou para os mais variados coquetéis como o Old Fashioned ou Whisky Sour. Apesar de ainda ser muito utilizado por apreciadores, esse formato vem perdendo espaço para os copos de boca afunilada.

O copo Glencairn.
Você pode tomar um trago de whisky e dizer se é single malt ou blended pelo gosto? Você já foi descrito ou descreve a si mesmo como um “aficionado por whisky?” Se você respondeu sim a estas perguntas está na hora de adquirir um desses.
Os copos Glencairn são perfeitos para os apreciadores que gostam de saborear as pequenas particularidades de cada whisky. Sua base arredondada ajuda a adicionar oxigênio à bebida, o que de certa forma libera alguns sabores e aromas que estavam adormecidos. Já o seu formato tulipa, com a boca afunilada, ajuda a canalizar os aromas. É um copo particularmente usado para apreciação de Single Malt, mas não restrito a esse tipo de whisky. Sem dúvida o meu favorito!

Ja os copos estilo “shot” são para os que preferem a experiência de ir a um bar ou evento social, e em vez de parar para saborear o whisky, beber sem descobrir os sabores ou aromas. Nesses casos, eu indicaria o whisky americano ou a tequila como um drink mais adequado ao copo e a ocasião.
E você, qual copo usa? Na sua opinião, o copo de whisky faz a diferença?
Commentaires