COMO APRECIAR MEU WHISKY?
- Danilo Cembrero
- May 29, 2015
- 2 min read
Primeiramente, temos que aproveitar de tudo um pouco, mas sem exagero! Uma boa garrafa de whisky deve ser apreciada devagar e com moderação. Como diria a minha avó, “O Mundo não foi criado em apenas um dia, pega leve!”.
Seguem aqui algumas dicas importantes de como degustar o seu whisky à moda escocesa!
O COPO CERTO

Um dos copos para whisky produzidos na Escócia. (Fonte: glencairnwhiskyglass.com).
Tem que ser copo de vidro ou de cristal. Não muito diferente de uma taça de vinho, embora um pouco mais “pomposo”, na Escócia foram criados diferentes modelos de copos para degustações de whisky, projetados de forma ideal para facilitar a captura dos aromas mais distintos.
A ÁGUA
É insípida e em temperatura ambiente. Água muito fria tende a “fechar” os aromáticos. Na Escócia, nada bate a água de torneira! Caso contrário, a água engarrafada é uma boa pedida. Mesmo que normalmente você não tome o seu whisky com água, a adição é essencial para efeitos de apreciação e análise dos sabores.
O MÉTODO MR. WHISKY – 5 PASSOS SIMPLES PARA APRECIAR O SEU WHISKY
1 – OBSERVE:
Observe a cor do whisky; a coloração lhe dirá algumas coisas sobre a madeira em que o whisky foi amadurecido. Geralmente, cores mais escuras são de whiskies envelhecidos em barris de Xerez. Já as cores mais claras normalmente vem de barris previamente usados para Bourbon. A viscosidade (as ‘lágrimas’ ou ‘pernas’ – gotas de whisky que correm nas laterais do copo quando você roda o whisky – darão uma ideia sobre a sua textura.

Observe as gotas nas paredes do copo; elas nos dizem mais sobre whisky do que nós imaginamos!
2 – OLFATO NÃO DILUÍDO
Faça-o com cuidado! Uma ‘fungada’ suave é tudo que você precisa para sentir as notas, sejam elas mais refrescantes, picantes, quentes, herbais, etc. Note as suas primeiras impressões sobre o aromas, complexidade e intensidade desse whisky. Eu recomendo tomar um gole aqui, sentir os sabores do whisky antes de diluir, caso contrário…
3 – OLFATO DILUÍDO
Adicione um pouco de água para abrir o destilado e liberar mais aromas. Seu nariz vai adorar! Cientistas detectaram mais de 400 aromas diferentes em whisky de malte, mas há sempre mais à ser descrito. Notas de frutas frescas como maçã, abacaxi e pêras, e também manteiga e tostado são comumente encontradas após alguns minutos decifrando os aromas do seu whisky.

Algumas poucas gotas d’água serão o bastante para diluir o seu whisky.
4 – SABOREIE-E
Agora tome um gole que apenas atice o seu paladar. Considere a textura e então os gostos primários – doces, ácidos, salgados e seco/amargo. Qual é o sabor mais identificável para você? Tem um retrogosto? (Sabor que permanece na boca após a ingestão de uma bebida ou alimento. Pode ser bom, agradável ou ruim. É o que lembra aquela experiência.)
5 – DESFRUTE

Os aromas e gostos mudam quando o destilado é exposto ao ar. Tome o seu tempo para encontrar os sabores e as palavras para descrevê-los. E se você não se sente muito confortável com palavras, é só sentar e desfrutar do whisky!
Commentaires